O que é educação financeira?

Talvez, você já tenha ouvido falar sobre o termo educação financeira. Sempre foi fundamental falar sobre dinheiro, ainda que muita gente se assuste com o assunto. Mas saiba que quem ainda não tem um planejamento financeiro pode ficar para trás, viu? Ainda mais quando falamos sobre o mundo do empreendedorismo. 

Então, se você quer ser uma mulher independente e controlar o próprio dinheiro, entenda mais sobre a importância desse conhecimento. Confira!

O que significa educação financeira?

Ao contrário do que as pessoas normalmente pensam, a educação financeira não se resume a economizar dinheiro. Na verdade, vai muito além: trata-se de organizar as finanças, saber quanto você ganha e gasta. Assim, é um processo de aprendizado que te permite fazer escolhas conscientes na hora de comprar e lidar com dívidas. A educação financeira te ajuda a controlar a sua renda e também a garantir uma qualidade de vida melhor. Mas, para isso, é necessário colocar alguns hábitos em prática.

Não se preocupe: essa tarefa não é um bicho de sete cabeças. O exercício de desenvolver esse tipo de conhecimento é um processo simples, ainda que exija dedicação.  

6 dicas para desenvolver a educação financeira

Você é uma mulher empreendedora que quer manter um futuro de sucesso? Se a resposta for sim, é fundamental incluir um planejamento financeiro na sua lista de afazeres. E é aqui que a educação financeira se torna útil! Confira algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida e garantir segurança financeira para a sua carreira.

1. Saiba quanto você ganha e gasta

Ter em mente os seus ganhos e gastos é um passo fundamental para compreender os seus limites. Afinal, esse conhecimento permite que você administre as finanças a médio e longo prazo. Entender a sua realidade atual ajuda a clarear os seus objetivos e direciona o orçamento ao que realmente importa.

2. Separe pessoa física e jurídica

Separar o empreendimento da vida pessoal nem sempre é fácil, não é mesmo? Mas, quando falamos de dinheiro, esse cuidado é muito importante. Com os lucros devidamente separados, você se mantém informada sobre a produtividade do seu negócio e quanto pode investir nele. Outra vantagem é evitar dívidas, já que os problemas se tornam menos frequentes com uma boa organização. 

3. Organize suas dívidas

Quitar contas antigas e pagar as suas dívidas é mais do que fundamental. Além de garantir o seu bem-estar, resolver questões pendentes te ajuda a desenvolver o seu planejamento. Faça uma lista, desde cartão de crédito até despesas com a família, priorizando os juros mais altos. Organize-se como preferir: o importante é não deixar de tomar esse cuidado, ok? 

4. Tenha uma reserva financeira

Sabe aquele dinheirinho extra que fica parado na sua conta todo fim de mês? Não deixe na conta corrente à toa! Fazer uma reserva financeira é uma ótima alternativa para economizar e garantir tranquilidade diante de imprevistos. Vários bancos já permitem guardar dinheiro em um espaço separado, permitindo até mesmo que ele renda no decorrer do tempo.

5. Questione-se sobre as suas compras

Seu lado emocional já falou mais alto naquele passeio ao shopping? Saiba que isso pode ser bem comum. Então, para evitar que a razão seja deixada de lado, questione-se sobre a real necessidade de comprar. Você está gastando para satisfazer um prazer momentâneo ou haverá benefícios duradouros? Comece a praticar esse hábito e veja resultados positivos no final do mês.

6. Consuma conteúdo sobre educação financeira

Como você já sabe, desenvolver a educação financeira é uma tarefa cheia de etapas. É preciso ter paciência e começar pelo básico. Nesse processo, você não pode deixar a bagagem teórica de lado: leia sobre finanças e converse com quem entende do assunto. Apostamos que, com o passar do tempo, você vai enxergar o dinheiro como um aliado e otimizar sua educação financeira.

Conclusão

Agora, você já compreendeu que a educação financeira só existe a partir de resultados. Por isso, implemente pequenas mudanças em seu cotidiano para mudar a relação com o dinheiro. Uma boa empreendedora garante sucesso à organização de suas finanças, não é mesmo? Então, comece já a garantir segurança financeira para você e sua família. Em nosso blog, te contamos um pouco mais sobre como fazer isso. 

Se você achou esse conteúdo útil, continue acompanhando o que vem por aí. Até a próxima! 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.