Doença Periodontal: previna-se!

Doença periodontal é aquela que atinge a gengiva e o osso ao redor do dente. Ela começa como uma simples inflamação na gengiva, a gengivite, podendo evoluir com o passar do tempo para o seu estágio mais grave, a periodontite. Assim, gengivite e periodontite são estágios diferentes da doença periodontal.

Doença Periodontal previna-se

Quais são as causas?

Por falta de uma escovação adequada e do não uso do fio dental diariamente, a placa bacteriana se acumula e causa, em apenas alguns dias, diversos sinais e sintomas que indicam a gengivite, como vermelhidão, inchaço, sangramento e sensibilidade da gengiva, assim como o mau hálito. Se não tratada nessa fase, que é muito simples e rápida de se resolver, com o passar do tempo evolui para amolecimento dos dentes, retrações gengivais e pus em torno dos dentes e gengivas. Como esse quadro não apresenta dor, devemos prestar atenção aos sintomas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é realizado por profissionais da odontologia, que limpam as bolsas ao redor dos dentes, retirando a placa bacteriana e o tártaro que separam a gengiva dos dentes para evitar danos aos ossos circundantes. Em alguns casos, é necessária a cirurgia periodontal.

Como prevenir?

A higienização bucal diária é a chave para evitar o acúmulo de placa. Escovar os dentes e a língua, de 2 a 3 vezes por dia utilizando cremes dentais com flúor e fio dental pelo menos 1 vez ao dia é suficiente para evitar a doença. Se mesmo assim os sinais e sintomas persistirem, procure um cirurgião-dentista!
E se você observar qualquer um desses indícios, visite um dentista o quanto antes para prevenir danos maiores, pois sem controle, a doença pode levar a perda total dos dentes. Além disso, ela é considerada fator de risco para outras doenças como por exemplo as cardiovasculares, pulmonares, diabetes e também fortemente associada ao nascimento prematuro de bebês.

A importância da higiene para um sorriso saudável.

Sorriso saudável

 

Para manter o sorriso sempre saudável, é preciso escovar adequadamente os dentes. A higienização bucal antes de dormir é a mais importante.
Além disso, nossos hábitos alimentares também influenciam o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais. Por isso, precisamos manter uma alimentação balanceada para cuidar da nossa saúde como um todo!

Técnica de Escovação

  1. Comece com a escova a 45º em relação ao dente, com a ponta das cerdas posicionadas no limite entre a gengiva e o dente, no que é conhecido como sulco gengival. Com pressão leve, faz-se um movimento de vibração e de curta amplitude por cerca de 10 segundos. Depois, deslize, em movimento de varredura, as cerdas de cima para baixo na arcada superior e de baixo para cima na arcada inferior, iniciando sempre com a escova inclinada à 45º.
  2. Na parte de trás dos dentes da frente, posicione a escova na vertical.
  3. Faça movimentos de vaivém somente para limpar as partes de cima dos dentes, com as quais mastigamos os alimentos (pré-molares e molares).
  4. Escove sua língua com movimentos de varredura, de dentro para fora da boca, como se estivesse “penteando-a”. Ela responde por cerca de 40% do seu mau hálito.

Técnica de escovação

Técnica de uso do Fio Dental

  1. Corte cerca de 45 cm de fio dental e enrole 2 ou 3 voltas nas extremidades dos dedos médios das mãos direita e esquerda.
  2. Use os polegares e os indicadores para colocá-lo cuidadosamente entre o dente e a gengiva, envolvendo e deslizando pelos dois lados de cada dente, como se estivesse enxugando as costas com uma toalha de forma lenta e suave.
  3. O fio deve chegar até a base do dente, ficando escondido pela gengiva. Só assim a limpeza é eficiente. Para quem nunca utilizou o fio até aí, um aviso: a gengiva fica um pouco dolorida, mas no decorrer dos dias isso passa, e você não vai mais sentir essa dor.
  4. Utilize sempre uma parte limpa/nova do fio dental para cada dente.

Técnica de fio dental

A higienização inadequada manterá a gengiva inflamada e sangrando, assim como o mau hálito, elevando o risco a cárie. Se esses sinais e sintomas persistirem após a sua higienização, um profissional deverá ser consultado.

 

Conteúdo produzido pelo time de Promoção da Saúde Odontoprev.
A Odontoprev é líder em planos odontológicos na América Latina e maior operadora do setor de saúde do Brasil em número de clientes, com mais de 7,5 milhões de beneficiários. Possui ampla rede composta por cirurgiões-dentistas credenciados e altamente qualificados em diferentes especialidades. Saiba mais em www.odontoprev.com.br.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.