A maquiagem artística é uma área da beleza que tem ganhado espaço atualmente. Isso porque com a acessibilidade das redes sociais uma foto de uma mega produção consegue atingir milhares de contas e pessoas no mundo todo.
Para você que é maquiadora ou profissional do ramo, é necessário se reinventar para conquistar mais clientes e experimentar uma nova atividade. Neste artigo você vai saber se vale a pena investir nessa área.
O que é a maquiagem artística?
Trata-se de uma maquiagem mais elaborada, diferente da convencional para eventos e confraternizações sociais. A maquiagem artística inclui a pintura da pele do rosto e do corpo exibindo a figura de animais, flores e até mesmo de personagens de filmes, séries, peças teatrais, etc.
A maquiagem artística possui origens que remetem ao Egito Antigo, onde pessoas se caracterizavam com pinturas no corpo e rosto. Naquela época — há cerca de três mil anos — o uso das maquiagens tinham a finalidade de mostrar a cultura de uma sociedade e até mesmo o disfarce para a proteção contra os perigos.
Como investir em maquiagem artística
Toda empreendedora da beleza pode investir e aprimorar-se nas técnicas artísticas, melhorando a apresentação dos seus serviços. Normalmente, a maquiagem inclui oferecer os serviços para confraternizações, casamentos, formaturas, aniversários, batizados, etc.
Para adicionar outros serviços, é possível oferecer a maquiagem artística para eventos diversos, como: carnaval, páscoa, halloween, festa a fantasia, copa do mundo ou natal. Em contrapartida, o profissional precisa se preparar para conseguir atender os clientes nessas demandas, fazendo cursos e especializações.
Se for possível, escolha um nicho para atuar, seja especializando-se em maquiagem artística de festa a fantasia, de confraternizações ou casamentos, por exemplo. O profissional conseguirá ter mais autonomia sobre o ramo em que está atuando e atrair clientes em busca deste serviço.
Além disso, é necessário investir em maquiagens e adereços que complementam a produção, tais como:
- Pincel para os olhos, boca, rosto e corpo
- Placa para misturar corretivos e bases antes da aplicação
- Espátula para manusear e aplicar a base, batom e corretivo
- Máscara de cílios, curvex
- Sombras para olhos, blush, bases de cores variadas
- Caixa de lenços
- Escova específica para a sobrancelha
- Esponjas
- Demaquilantes
- Primer para aplicar no rosto
- Produtos para higiene e hidratação do rosto
- Lápis de olho, delineador, etc
- Pintura para o corpo e rosto
- Adereços e colas próprias para montar a make
Para divulgar o serviço é muito simples, basta que o (a) maquiador (a) poste nas suas redes sociais, site (caso tenha) e até mesmo por meio de banners e placas físicas para que os clientes comecem a solicitar esse tipo de trabalho.
Não economize na divulgação! Tirar boas fotos e postar cada cliente (que concorde e autorize em aparecer) é muito importante para ganhar autoridade e visibilidade no ramo.
Por que esse ramo é tão rentável?
Porque quando se trata de maquiagem, sempre haverá formas de surpreender o seu cliente e deixá-lo ainda mais feliz. E um cliente satisfeito irá te recomendar para várias pessoas! Por isso, quando o profissional faz bem o seu trabalho e se dedica ao empreendedorismo, nunca faltarão clientes.
Uma maquiagem simples para eventos diurnos, por exemplo, está na faixa de R$100,00 dependendo da experiência do profissional, se ele vai em casa ou se há o aluguel de um espaço e a região do país em que se encontra.
Para a maquiagem artística cobra-se bem mais, já que há o uso de produtos mais elaborados e fixadores da produção. O preço do serviço fica na média de R$350,00. Para chegar ao preço ideal, é necessário considerar a experiência da profissional no mercado, além dos custos que a maquiadora tem ao prestar o serviço:
- Deslocamento até a casa do cliente (combustível, pagamento de Uber, etc)
- Aluguel, água e luz de um espaço físico (caso tenha)
- Compra de materiais (maquiagens, pincéis, sombras, etc)
- Qual a porcentagem de lucro deseja obter na área
- Valor que a maquiagem proporciona ao cliente — é um casamento, aniversário, formatura, evento profissional, etc
Considerando essas informações fica mais fácil precificar o serviço e cobrar um valor acessível a todos os bolsos. Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas e novidades que postamos por lá!