O conceito de inteligência emocional está relacionado às competências que permitem identificar sentimentos com mais facilidade. Desenvolver a disciplina no empreendedorismo é muito importante, mas outras habilidades são imprescindíveis para saber lidar com as situações cotidianas. Conhecer a si própria é a base de tudo.
Quer ter mais autoconhecimento e construir uma carreira de sucesso? Bem, então você precisa entender como as suas emoções funcionam e de que forma controlá-las. O desenvolvimento de sua inteligência emocional pode abrir muitas portas e melhorar até mesmo a sua gestão. Desse modo, seu trabalho pode se tornar mais assertivo.
O que é Inteligência Emocional?
Para a psicologia, a inteligência emocional é um recurso que ajuda a otimizar relacionamentos interpessoais. Também auxilia o indivíduo a agir em momentos difíceis e tomar decisões eficazes. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, contanto que o indivíduo esteja disposto a conhecer mais sobre os outros e descobrir suas próprias falhas. Desse modo, a IE busca o equilíbrio entre razão e emoção.
Como desenvolver a Inteligência Emocional
Principalmente em uma posição de liderança, é necessário lidar com diferentes modos de pensar. As pessoas são muito diversas e, é claro, desentendimentos podem surgir. Assim, para aprender a agir com cautela e se autoperceber, você deve desenvolver a Inteligência Emocional.
Uma das principais premissas da IE é controlar as emoções para evitar agir por impulso. Desse modo, confira algumas dicas para desenvolver a sua inteligência emocional:
Preste atenção em suas ações
Muitas vezes, achamos que o problema está no outro. Mas quase nunca olhamos para nossas próprias atitudes, não é mesmo? Tomar consciência de si é um passo fundamental para aprender a lidar com adversidades. Desse modo, a inteligência emocional propõe avaliar suas sensações e atividades para entender como elas impactam seu cotidiano.
Observe as reações do seu corpo e da sua mente diante de situações rotineiras e comece a perceber os sentimentos desencadeados por elas. Assim, você poderá entender como lida com os acontecimentos e, aos poucos, buscar um maior equilíbrio.
Gerencie suas emoções
Como você já sabe, agir por impulso é muito comum em nossas relações. No entanto, esse é um hábito péssimo para quem deseja cultivar uma boa convivência, especialmente no ambiente de trabalho com as suas consultoras.
O empreendedorismo exige muita inteligência emocional para lidar com prazos, demandas e trabalho em equipe. Por isso, uma líder deve saber como controlar suas emoções, já que atitudes impetuosas podem ser danosas. Além disso, agir por impulso pode levar a decisões ruins no calor do momento. Procure desenvolver o autocontrole por meio de exercícios de respiração, meditação e prática de atividades físicas.
Saiba lidar com críticas e notícias ruins
Todo mundo gosta de receber feedback positivo, não é verdade? Já as críticas negativas tendem a afetar nossa estabilidade emocional. Para internalizar críticas construtivas e construir uma carreira de sucesso, é necessário ter inteligência emocional. Novamente, surge a necessidade de gerenciar as emoções!
A IE não incentiva a supressão dos sentimentos, mas o equilíbrio de seu impacto. Assim, você precisa desenvolver a capacidade de enxergar as coisas de forma mais leve. Comece a perceber de que modo você lida com notícias ruins e emoções negativas para, então, aprimorar sua qualidade de vida, nos âmbitos pessoal e profissional.
Pratique a escuta ativa
Ao mesmo tempo em que uma líder sabe delegar, também consegue praticar a escuta ativa. A empatia é uma das características primordiais para o indivíduo que deseja ter uma boa inteligência emocional. Desse modo, você consegue lidar melhor com os obstáculos no cotidiano de trabalho e se comunicar melhor com as suas consultoras. Desenvolvendo esse tipo de habilidade, você potencializa suas emoções e as redireciona para otimizar resultados. Bacana, né?
Conclusão
O indivíduo que tem a IE bem desenvolvida lida melhor com emoções negativas e tem uma autopercepção aguçada. No mundo do empreendedorismo, quem não desenvolve a inteligência emocional tem dificuldades para delegar tarefas, lidar com colegas de trabalho e reconhecer as próprias falhas. Por isso, investir no conceito é fundamental para uma carreira de sucesso.
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