O apoio da família é essencial para o sucesso de um negócio, já que empreendedoras e empreendedores gastam boa parte do tempo focados em garantir o sucesso da empresa. Desse modo, a harmonia familiar e uma boa rede de apoio podem facilitar a jornada, tornando o dia a dia mais leve e menos tumultuado.
Como manter a harmonia em casa?
Algumas atitudes podem ser tomadas para que a empreendedora e a família mantenham relações harmônicas.
Respeitar os limites
Os limites de cada um devem ser respeitados, já que cada pessoa tem um ritmo e um modo de encarar a vida. Ao respeitar as particularidades do outro, as brigas e discussões desnecessárias podem ser evitadas.
Problemas de trabalho? Deixe no trabalho
Não leve os problemas do trabalho para casa, por mais que eles possam te preocupar. Ao priorizar o bom humor nas relações, muitos conflitos que são gerados por motivos bobos em momentos de cansaço são evitados.
Momentos em família
Os momentos de convivência podem manter a família unida. Por isso, não deixe de conversar com os filhos e parceiros, sair para jantar, assistir um filme. Todas essas oportunidades são importantes para estreitar os laços e aproximar ainda mais os familiares.
Diálogo
Mas, não adianta os momentos de lazer se não há diálogo entre os parentes, principalmente se os indivíduos não compartilham as alegrias e as tristezas. Assim, promova conversas em família, porque através delas é possível saber os pensamentos e as dores dos outros, especialmente na hora de resolver desentendimentos e evitar conflitos maiores.
Presença
E, por fim, a atividade mais importante e difícil no dia a dia agitado: estar disponível. Estar presente para a família ajuda que os parentes também estejam disponíveis nos momento s de necessidade. Afinal, é preciso mostrar aos próximos que eles podem contar com você em situações difíceis, para que todos fiquem unidos nas adversidades de todos. Mas, nem sempre é fácil conciliar todos esses momentos. Nesse caso, deve haver um equilíbrio e conversas para explicar os problemas e demandas de cada lado.
Como a harmonia em casa pode ajudar a empresa?
A rotina da maioria das mulheres empreendedoras é cansativa, já que grande parte delas concilia o trabalho fora de casa com as atividades domésticas. Assim, ao mesmo tempo que estão atendendo clientes e preenchendo planilhas, elas estão preocupadas com qual será o jantar, com a educação e com o bem-estar dos filhos.
Nesses casos, é imprescindível que ao fim de um dia de trabalho, essas mulheres retornem para um ambiente familiar harmônico, para que elas possam se recuperar para o próximo dia. Assim, a empreendedora não terá ainda mais preocupações para distrair os pensamentos enquanto cuida do seu negócio.
Além disso, a harmonia familiar constrói uma rede de apoio que estará presente nos momentos de dificuldade, tanto pessoais como profissionais. O conceito ajuda tanto na vida da empreendedora quanto no negócio dela, já que existem pessoas com as quais elas podem contar para ajudar com os filhos, com a casa e com a empresa.
Maternidade e trabalho
A maternidade e o empreendedorismo caminham juntos em muitas famílias brasileiras. Segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), em parceria com o Sebrae, cerca de 68% das proprietárias de empresas no Brasil começaram a empreender depois que tiveram filhos.
O movimento joga luz ao relacionamento conturbado entre a maternidade e o mercado de trabalho, já que poucas empresas sabem lidar com os momentos de ausência dessas mulheres, principalmente quando os filhos estão doentes e quando não há uma rede de apoio. Além disso, poucos empregadores oferecem flexibilidade de horário para essas mães, que muitas vezes deixam esses trabalhos para ficar mais próximas dos filhos.
Os resultados desses comportamentos podem ser vistos em um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Os dados mostram que mais de 50% das mulheres são demitidas do emprego, aproximadamente, dois anos após a licença maternidade.
Com isso, muitas mães abrem empresas ou encontram outras formas de empreender, como as consultoras e diretoras de marcas de beleza, que se associam a essas companhias para ter uma fonte de renda e terem a possibilidade de horários flexíveis de trabalho, para que possam dedicar-se mais à família.
Contudo, as empreendedoras também passam por muitos desafios, embora controlem a rotina de trabalho. Dessa maneira, fica claro que é possível conciliar a maternidade com o empreendedorismo, principalmente quando há harmonia familiar e uma rede de apoio que colabore com a mãe no dia a dia. Veja outros conteúdos parecidos neste link.