Educação financeira: como o conhecimento pode ser útil para o meu negócio?

A educação financeira é um conhecimento essencial para todos, mas deve ter uma atenção especial dos empreendedores. Afinal, ela pode ajudar a tornar o dia a dia mais tranquilo, organizado e estável, com simples passos que contribuem para a determinação de gastos e despesas.

Por ser um tema que não está na grade curricular das escolas brasileiras, há muitas dúvidas sobre ele. Mas, neste texto você aprende o que é a educação financeira e qual a importância dela no dia a dia de um negócio. 

O que é a educação financeira?

O conhecimento é amplo, mas pode ser resumido às tarefas que organizam as finanças pessoais ou de uma empresa. Desde o conhecimento de quais são os ganhos de um período – seja mensal ou quinzenal -, as despesas fixas e variáveis, os gastos principais e que se repetem nesse intervalo de tempo. 

As etapas ajudam tanto as pessoas físicas quanto as empreendedoras a entenderem como elas se relacionam com o dinheiro no dia a dia. Além disso, compreender em quais despesas elas podem economizar e como reduzir contas que podem levar ao endividamento.

Qual a importância da educação financeira para uma empreendedora?

Os benefícios desse conhecimento são ainda maiores para as pessoas que trabalham por conta própria. Por exemplo, para as consultoras e diretoras de marcas de beleza, que recebem os pagamentos em diferentes datas e de várias pessoas. 

Essas empreendedoras podem utilizar a educação financeira para organizar as finanças e para entender qual o lucro do negócio por mês, assim como saber quanto desse valor precisa ser retirado para o pagamento de despesas e para reinvestir em produtos.

Nesse caso, além de entender como organizar o negócio, a empresária aprende a planejar o dia a dia da família, já que muitas vezes elas empreendem ao mesmo tempo que cuidam da casa e dos filhos. Dessa maneira, o planejamento familiar ajuda a retirar apenas os recursos necessários do negócio, para que o empreendimento sempre tenha lucro.

A partir da organização dessas despesas, a empreendedora pode analisar se está gastando muito ou mais do que deveria, e reduzir o valor gasto em determinados produtos e serviços. A ação se estende também ao negócio, já que a empresária pode adotar medidas para enxugar as contas. No caso das consultoras, elas podem organizar encontros com as clientes, para vender os produtos para mais pessoas, e priorizar o uso de transporte público, para economizar na gasolina.

Desse modo, etapas simples e facilmente aplicáveis no cotidiano podem ajudar a tornar o empreendimento mais estável e duradouro, já que a maioria das micro e pequenas empresas abertas no Brasil fecham antes dos cinco anos de existência, segundo estudos do Sebrae, principalmente por falta de organização.  

Como implantar a educação financeira no meu negócio?

A empreendedora pode seguir alguns passos para melhorar o planejamento do negócio. A primeira etapa é entender quanto é a arrecadação mensal do negócio e qual o valor gasto com as despesas fixas pessoais. Assim, pode ser estabelecido um valor fixo que orienta a consultora sobre o quanto ela precisa vender e arrecadar para manter o estilo de vida. 

Além disso, a trabalhadora autônoma precisa ter duas contas bancárias, uma para o negócio e outra pessoal, para que as despesas desses dois lados não se misturem. Assim, a empreendedora não gasta todo o dinheiro recebido no período e tem recursos para comprar mais produtos, reinvestindo na empresa.

Outro ponto essencial é a organização dos valores recebidos, a receber e das despesas em planilhas. Assim, a visualização desses recursos é simplificada e o dinheiro necessário para o pagamento das contas não é gasto para outros fins.

Quem pode me ajudar com a organização financeira?

As empreendedoras que consideram o tema complexo, não precisam se preocupar, porque há profissionais que podem ajudar na organização das finanças de um negócio. 

Os contadores auxiliam na identificação dos recursos recebidos e das despesas, bem como ajudam a planejar o orçamento para que tenham recursos para reinvestir e ampliar os negócios. Além de lembrar sobre o pagamento de taxas e o envio de declarações. Para as interessadas, basta chamar a Contabilidade Monte Sião Castelo e fazer uma avaliação. Veja outros conteúdos parecidos neste link.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.