Mulheres empreendedoras: 6 perfis para se inspirar

A ideia de que apenas homens podem empreender com certeza já ficou para trás. Atualmente, as mulheres não somente estão à frente de grandes empresas como também são responsáveis pela criação de negócios sólidos e promissores. Por isso, neste conteúdo você irá conhecer 6 perfis de mulheres empreendedoras para se inspirar.

Mulheres empreendedoras são maioria

De acordo com levantamento divulgado pelo portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios em 2019 e feito a partir de dados do SEBRAE, o número de mulheres empreendedoras cresce a cada ano.

Prova disso é que a proporção de empreendedores novos (quem possui um negócio com menos de 3,5 anos) é maior entre mulheres, 15,4% contra 12,6% de homens.

Portanto, esse é um lugar cada vez mais ocupado por mulheres, sendo possível encontrar várias inspirações para quem deseja empreender.

Grandes mulheres empreendedoras

Abaixo, listamos 6 perfis de mulheres empreendedoras que são destaques em seus mercados para você aprender com a trajetória, experiência e obstáculos percorridos por essas grandes empresárias.

1. Luiza Helena Trajano

Quando falamos em mulheres empreendedoras, o nome de Luiza Helena Trajano certamente é um dos mais lembrados. A empresária dá nome a um dos principais grupos varejistas do Brasil, o Magazine Luiza, além de ser presidente da companhia e também uma das principais vozes do setor no país.

Além disso, atualmente, é mentora e consultora, sendo procurada por empresas e eventos para palestras e consultorias. Como reconhecimento, Luiza entrou na lista das 25 mulheres mais influentes do mundo em 2021, segundo o jornal britânico Financial Times.

2. Nathalia Arcuri

Olhando para negócios digitais, Nathalia Arcuri certamente é um dos grandes nomes do empreendedorismo feminino. Nathalia é o nome por trás da Me Poupe, empresa que começou como um canal no Youtube focado em finanças e educação financeira e hoje é um dos principais players relacionados à educação nessa área.

Além de todo material sobre o tema e de ser uma das principais na área, a empresária também é autora do livro “Guia Prático Me Poupe! – 33 dias para mudar sua vida financeira”, lançado em dezembro de 2020 e do best-seller “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, que vendeu mais de 500 mil cópias.

3. Chieko Aoki

Chieko Aoki é uma das principais referências quando o assunto é hotelaria no Brasil. Atuando na área desde os anos 80, começou sua carreira como funcionária de importantes hotéis, chegando rapidamente ao cargo de diretora.

Depois de certo tempo, fundou a sua própria rede de hotéis, a Blue Tree Hotels. Estima-se que hoje em dia a rede conta com mais de 20 unidades, sendo uma das mais relevantes e procuradas por turistas.

4. Cleusa Maria

Cleusa Maria da Silva é a fundadora da marca Sodiê Doces, uma das principais companhias de doces em todo o Brasil, com unidades em diversas capitais. A trajetória de Cleusa é inspiradora, afinal, com origem humilde, precisou lidar com diversas adversidades antes de ver sua empresa prosperar.

A empresa começou através do esforço de Cleusa, que se dividia entre a rotina de trabalho e a produção de bolos em casa. Hoje, a Sodiê Doces é uma das maiores franquias de bolos do Brasil e é referência no ramo.

5. Stéfanie Azevedo

Stéfanie é mais um exemplo de empreendedorismo feminino relacionado a negócios digitais. É fundadora do coletivo Advogo para elas, além de ser influenciadora e produtora de conteúdo para o Youtube e no Instagram.

O objetivo do coletivo Advogo para elas é proporcionar assistência jurídica especializada para mulheres. Fazendo com que tenham acesso ao que é necessário para buscar seus direitos.

6. Helena Rizzo

Por fim, o último nome da nossa lista é o de Helena Rizzo. Atualmente, ela é conhecida por ser uma das juradas do programa Masterchef Brasil e também por ter sido eleita a melhor chef mulher do mundo. Sendo que seu restaurante é um dos poucos no Brasil que podem dizer que possuem o status de Estrela Michelin.

No entanto, também ganha destaque por sua atuação como empreendedora. Atualmente, comanda um dos restaurantes mais famosos de São Paulo, chamado Maní, que também conta com outras alternativas culinárias como uma padaria, que formam o Grupo Maní.

Gostou de conhecer essas mulheres empreendedoras? Então, navegue em nosso blog e encontre dicas e curiosidades para o seu mundo.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.