Crise Emocional, na Psicologia, é um estado de desequilíbrio emocional do qual uma pessoa se vê incapaz de sair com os recursos de enfrentamento que habitualmente costuma empregar em situações que a afetam emocionalmente. (Parada, 2004)

Ainda, podemos dizer que Crise emocional é um momento de sofrimento intenso, no qual há uma desestruturação da vida psíquica e social da pessoa.
Em geral, as crises são caracterizadas por distúrbios do pensamento, das emoções e dos comportamentos. (CRP 2020)

A partir dessas definições podemos dizer que não há uma única pessoa que não tenha vivido uma crise. Qualquer pessoa de qualquer classe social, gênero, religião, raça, idade, já viveu, vive ou a viverá uma. Entretanto, alguns a enfrentam e outros podem até sucumbir nelas.

Existem várias maneiras de acontecer uma crise e qualquer um está sujeito a perder -se nos pensamentos e não encontrar uma saída estruturada. Existem soluções desestruturadas, em que buscamos soluções mais fáceis de resolver. Neste caso a pessoa está sujeita a ter um alto índice de reincidência da crise emocional. Com o tempo a repetição dessas soluções rápidas tornam-se intensas e frequentes e podem caracterizar-se como fugas.

As fugas podem apresentar-se de diversas formas: compulsão a compras, compulsão alimentar, uso de álcool, uso de drogas, sexo, agressões, isolamento. Podem levar aos tipos mais comuns de adoecimento psicológicos: ansiedade, depressão, transtornos alimentares, estresse, estresse pós-traumático, somatização, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, luto prolongado, síndrome impostora, síndrome de abstinência, etc.

Em qualquer fase da vida, diante de uma crise, crianças ou adultos, podem e devem ser acompanhados por um profissional. Precisamos estar atentos quando ocorre a agudização de sentimentos existenciais ou a desestabilização emocional do indivíduo no dia a dia.

Para passar pelas crises emocionais, que muitas vezes se estendem, ou quando o sujeito sente dificuldades para lidar com as emoções ou situações novas no dia a dia, é indicado um apoio adequado para retomar a vida e conseguir retornar ao seu próprio eixo.

É necessário buscar o significado pessoal deste momento e escolher a melhor atitude para tornar sua vida e convivência mais leve. As mudanças são possíveis e passam por uma reconstrução na maneira de ver, sentir e encarar a vida. Essa reconstrução necessita de ajuda especializada para que o indivíduo possa conseguir trilhar um novo caminho. Mas e a crise, é boa ou ruim? Pode até ser ruim no momento em que se passa por ela, mas com certeza será muito bom se reencontrar e perceber que pode se fortalecer com ela.

A Flor de Lótus dispõe de profissionais para te ajudar nessa caminhada.

 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.