Empreendedorismo Feminino: desafios e oportunidades

O Brasil alcançou a marca de 10,1 milhões de mulheres à frente de empresas no Brasil em 2021, provando que o empreendedorismo feminino está cada vez mais forte. Com isso, a economia do país se movimenta, gerando emprego e renda às pessoas.

Liderar o próprio negócio é um desafio, mas também uma grande oportunidade de criar caminhos profissionais que levarão a uma carreira de sucesso. Se você já é uma empreendedora ou está pensando em começar, vamos falar mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!

Os desafios do empreendedorismo feminino

As mulheres precisam dar conta de muita coisa no dia a dia, não é mesmo? Desde cuidar da casa até levar as crianças na escola, o fato é que são muitas tarefas para equilibrar. 

Quando se fala em empreendedorismo feminino então, o desafio é ainda maior, pois são elas que estão à frente das empresas, correndo atrás para se manter firme no mercado. Mesmo com tantos obstáculos, é possível enfrentá-los e tornar a sua empresa um sucesso. Os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, são:

  • Dificuldade de criar um bom networking
  • Falta de apoio de familiares, amigos e conhecidos
  • Encontrar pessoas que ajudem nas tarefas gerais de casa e com os filhos
  • Separar o pessoal do profissional
  • Gerenciar as finanças da empresa e da própria casa
  • Pessoas que não acreditam no potencial delas (machismo na família, entre amigos)

Esses obstáculos são reais e precisam ser vencidos. As mulheres conseguem facilmente equilibrar várias atividades em simultâneo. 

Como vencer os desafios do empreendedorismo feminino e enxergar as oportunidades?

Uma visão empreendedora não nasce da noite para o dia. É em meio às dificuldades que o empreendedor começa a ser lapidado e assim a sua empresa vai crescendo e tomando forma no mercado de trabalho.

Para vencer os desafios, é necessário aceitar que eles fazem parte do processo. Ninguém vence uma corrida sem estar na competição. Para quem já tem uma pequena empresa ou mesmo aquelas ainda não começaram a empreender precisam pensar em:

Definir metas

Quanto você deseja ganhar com o seu trabalho? Como aumentar o valor do seu trabalho? O que faz o seu coração bater mais forte? Tudo isso pode se transformar em metas a curto, médio e longo prazo. Vamos definir alguns exemplos de metas:

  • Curto (entre um mês e seis meses): comprar mercadorias, determinar um horário de trabalho flexível, pagar contas sem atrasos, definir uma reserva de emergência.
  • Médio (entre seis meses a dois anos): aumentar a carteira de clientes, oferecer brindes nas datas comemorativas, fazer uma viagem em família (tirar férias).
  • Longo (de dois anos a cinco anos ou mais): plano de aposentadoria, reserva para a faculdade dos filhos, pagamento do financiamento da casa própria ou trocar de carro, transferir a empresa para um espaço maior.

Analisando essas metas entendemos que a empreendedora pode conciliar os objetivos da sua empresa com os pessoais.

Esteja aberta para novas oportunidades e parcerias

Nenhuma empresa se sustenta sozinha. É preciso fazer novas parcerias, seja com clientes, fornecedores e até mesmo os concorrentes. Nesse tempo, muitas oportunidades de negócios podem surgir.

Se a empresa ainda não está formalizada, esse é o momento de abri-la oficialmente e assim passar a usufruir dos direitos de ser uma empreendedora — solicitar empréstimos para MEI com taxas menores, comprar mercadorias com melhor preço, etc. 

Não perder tempo com críticas e dificuldades

Muitas pessoas não entendem ou não se veem à frente de uma empresa. Mas isso não significa que você tenha que desistir do seu sonho. As críticas e dificuldades sempre vão existir, mas é a capacidade de lidar com isso que vai gerar resiliência e persistência.

Foco no cliente

Cliente satisfeito sempre volta e ainda traz mais pessoas! Por isso, nada importa mais do que deixar os clientes felizes:

  • No atendimento presencial, por telefone, WhatsApp, redes sociais
  • Prestação do serviço ou entrega da mercadoria
  • Bom preço e facilidade de pagamento (cartão de crédito e débito, Pix, boleto bancário, etc)
  • Trazer novidades na área em que você atua, seja no ramo da beleza ou na venda de doces.

Após se dedicar e focar no que realmente importa, os frutos começarão a aparecer em sua empresa. Os clientes enxergarão a sua empresa como uma referência e autoridade no mercado. Está pronta para tornar o seu negócio memorável? 

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