Maquiagem artística: vale a pena investir?

A maquiagem artística é uma área da beleza que tem ganhado espaço atualmente. Isso porque com a acessibilidade das redes sociais uma foto de uma mega produção consegue atingir milhares de contas e pessoas no mundo todo.

Para você que é maquiadora ou profissional do ramo, é necessário se reinventar para conquistar mais clientes e experimentar uma nova atividade. Neste artigo você vai saber se vale a pena investir nessa área.

O que é a maquiagem artística?

Trata-se de uma maquiagem mais elaborada, diferente da convencional para eventos e confraternizações sociais. A maquiagem artística inclui a pintura da pele do rosto e do corpo exibindo a figura de animais, flores e até mesmo de personagens de filmes, séries, peças teatrais, etc.

A maquiagem artística possui origens que remetem ao Egito Antigo, onde pessoas se caracterizavam com pinturas no corpo e rosto. Naquela época — há cerca de três mil anos — o uso das maquiagens tinham a finalidade de mostrar a cultura de uma sociedade e até mesmo o disfarce para a proteção contra os perigos.

Como investir em maquiagem artística 

Toda empreendedora da beleza pode investir e aprimorar-se nas técnicas artísticas, melhorando a apresentação dos seus serviços. Normalmente, a maquiagem inclui oferecer os serviços para confraternizações, casamentos, formaturas, aniversários, batizados, etc. 

Para adicionar outros serviços, é possível oferecer a maquiagem artística para eventos diversos, como: carnaval, páscoa, halloween, festa a fantasia, copa do mundo ou natal. Em contrapartida, o profissional precisa se preparar para conseguir atender os clientes nessas demandas, fazendo cursos e especializações. 

Se for possível, escolha um nicho para atuar, seja especializando-se em maquiagem artística de festa a fantasia, de confraternizações ou casamentos, por exemplo. O profissional conseguirá ter mais autonomia sobre o ramo em que está atuando e atrair clientes em busca deste serviço.  

Além disso, é necessário investir em maquiagens e adereços que complementam a produção, tais como:

  • Pincel para os olhos, boca, rosto e corpo
  • Placa para misturar corretivos e bases antes da aplicação
  • Espátula para manusear e aplicar a base, batom e corretivo
  • Máscara de cílios, curvex
  • Sombras para olhos, blush, bases de cores variadas
  • Caixa de lenços
  • Escova específica para a sobrancelha
  • Esponjas 
  • Demaquilantes 
  • Primer para aplicar no rosto
  • Produtos para higiene e hidratação do rosto
  • Lápis de olho, delineador, etc
  • Pintura para o corpo e rosto
  • Adereços e colas próprias para montar a make

Para divulgar o serviço é muito simples, basta que o (a) maquiador (a) poste nas suas redes sociais, site (caso tenha) e até mesmo por meio de banners e placas físicas para que os clientes comecem a solicitar esse tipo de trabalho. 

Não economize na divulgação! Tirar boas fotos e postar cada cliente (que concorde e autorize em aparecer) é muito importante para ganhar autoridade e visibilidade no ramo. 

Por que esse ramo é tão rentável?

Porque quando se trata de maquiagem, sempre haverá formas de surpreender o seu cliente e deixá-lo ainda mais feliz. E um cliente satisfeito irá te recomendar para várias pessoas! Por isso, quando o profissional faz bem o seu trabalho e se dedica ao empreendedorismo, nunca faltarão clientes.

Uma maquiagem simples para eventos diurnos, por exemplo, está na faixa de R$100,00 dependendo da experiência do profissional, se ele vai em casa ou se há o aluguel de um espaço e a região do país em que se encontra.

Para a maquiagem artística cobra-se bem mais, já que há o uso de produtos mais elaborados e fixadores da produção. O preço do serviço fica na média de R$350,00. Para chegar ao preço ideal, é necessário considerar a experiência da profissional no mercado, além dos custos que a maquiadora tem ao prestar o serviço:

  • Deslocamento até a casa do cliente (combustível, pagamento de Uber, etc)
  • Aluguel, água e luz de um espaço físico (caso tenha)
  • Compra de materiais (maquiagens, pincéis, sombras, etc)
  • Qual a porcentagem de lucro deseja obter na área
  • Valor que a maquiagem proporciona ao cliente — é um casamento, aniversário, formatura, evento profissional, etc

Considerando essas informações fica mais fácil precificar o serviço e cobrar um valor acessível a todos os bolsos. Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas e novidades que postamos por lá!

 

 

 

 

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