O mercado da beleza é um universo muito competitivo, mas disso já sabemos. Agora, como nós descobrimos como nos destacar e fidelizar clientes nessa maré de concorrência? Ainda mais quando sempre surge uma nova tendência ou uma nova “onda” do momento.
Antes de tudo, fidelizar clientes no mercado da beleza é a forma mais fácil e rentável de divulgar seu trabalho e ficar acima da concorrência. Isso ocorre pois, de acordo com especialistas, conquistar um novo freguês é de 5 a 7 vezes mais caro que manter os que você já tem.
Ainda assim, muitas empreendedoras negligenciam a cartela de clientes que conquistaram para focar na prospecção de novos. Além disso, quem usufruiu dos seus serviços e gostou do atendimento, tende a voltar – e gastar – cada vez mais.
Aliás, o “boca a boca” também é uma forma forte de divulgação. Então, uma cliente satisfeita irá indicar seu trabalho e contribuir para o seu negócio com mais frequência. Como você já sabe disso, que tal descobrir formas de fidelizar esse público?
Como fidelizar clientes no mercado de beleza?
Existem muitas técnicas para fidelizar clientes. Mas, em primeiro lugar, existe uma dica fundamental: conhecer seu negócio. Cada um tem seus pontos fortes e pontos fracos, o que diferencia um serviço próspero de um serviço desvalorizado é trabalhar em cima das dificuldades e exaltar o que há de positivo nele.
Com isso em mente, vamos compartilhar algumas técnicas para você, mas nada supera a autoanálise! Então coloque as mãos na massa e estude seu negócio antes de seguir essas dicas que separamos especialmente para você.
Conheça seu cliente
Como explicamos, conhecer seu empreendimento é fundamental para fidelizar clientes. Então, como o cliente é a alma do negócio, nada melhor do que aprender o máximo possível sobre ele para o satisfazer adequadamente. Informações básicas, mas fundamentais, como sexo, idade e região onde mora é um bom início, mas sempre vá além.
Por exemplo, saiba quais são as expectativas dele, porque ele lhe procurou e quando ele necessita do seu serviço são dados que podem lhe colocar na frente dos concorrentes e te permitir realizar um atendimento personalizado.
Tenha programas de fidelidade
Quem nunca ficou ansiosa para preencher aqueles cartões de “na terceira compra, ganhe um brinde”, não é mesmo? Esses mimos criam um entusiasmo no cliente para continuar comprando e finalmente receber seu prêmio. Por isso, é uma ótima ideia para aplicar em seus serviços.
Não são necessários grandes gestos ou oferecer um desconto absurdo, apenas um agrado para que o cliente fiel saiba que é valorizado! Com um número mínimo de contratação do seu serviço que fica à sua escolha, você pode dedicar, por exemplo, um procedimento gratuito, um cupom ou o que sua criatividade pensar!
Peça feedback
Na maioria das vezes, a resposta para melhorar seus serviços está exatamente com seus clientes. Afinal de contas, ele é o consumidor final e quem realmente precisa apreciar seus serviços. Mesmo que você pense em uma estratégia e na sua concepção, ela é ideal, talvez seus clientes não pensem assim.
Além disso, sempre pergunte sobre o seu atendimento, no que pode melhorar, o que seu público gostaria de ver. E, claro, saiba ouvir as críticas! No lugar de se ofender com as opiniões negativas, tente levar em consideração para melhorar.
Invista no seu negócio
Sejamos sinceras: a pior coisa é ir num lugar onde o equipamento é velho e antiquado. Ou até mesmo em um lugar onde o local é organizado, mas que o serviço é amador. Uma dica fundamental é sempre mostrar o seu melhor para o público! Por isso, sempre é bom investir em equipamentos novos, mesmo que não sejam os de última geração, isso já faz diferença.
Cursos e especializações também sempre são bem-vindos nesse processo. Esses custos não são gastos, e sim investimentos, lembre disso! Nada é mais certo para fidelizar clientes do que um atendimento de qualidade.
Agora que você já conta com dicas para se manter no topo do mercado de beleza, que tal ir além e acompanhar nosso blog? Lá, sempre compartilhamos informações importantes para a mulher empreendedora. Enfim, não perca as novidades para ser a profissional que você sempre sonhou!