4 filmes sobre mulheres empreendedoras da vida real

Mulheres empreendedoras se inspiram e se apoiam em outras para, de forma contínua, alcançarem o sucesso. Assim, essa inspiração pode ser encontrada nos filmes, já que espelhamos nossa vida nas produções audiovisuais! Melhor ainda é quando descobrimos histórias reais de mulheres que batalharam muito para conquistar sua independência. 

Para também te inspirar a seguir os próprios sonhos, trouxemos 4 filmes que ilustram histórias reais de empreendedorismo feminino. Já pegou a pipoca? Então vamos lá, porque essas indicações estão imperdíveis! 

Joy: O Nome do Sucesso

Segundo uma das célebres frases de Joy: O Nome do Sucesso, “precisa insistir naquilo que ama.” O longa de 2015 conta a história de Joy Mangano, mãe solteira estadunidense que vive uma relação conturbada com a família. Em meio a uma jornada dupla com os cuidados da casa e dificuldades financeiras, ela se torna conhecida por suas peculiares invenções. Primeiramente, sabe o esfregão do tipo “Magic Mop”? Foi ela que criou, lá nos anos 1990. 

Mas de onde a ideia surgiu? Bem, a mulher já possuía aptidão para inventar produtos desde a adolescência. Então, certo dia, incomodada com seu velho esfregão, decide criar o próprio instrumento de limpeza! Jennifer Lawrence, que viveu Joy nas telas, ganhou o Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte ao lançamento! Incrível, né? 

Uma verdadeira lição para mulheres empreendedoras, pois mostra que é possível alcançar o sucesso com perseverança e, é claro, criatividade. Além de Lawrence, “Joy” contém a atuação de outros artistas renomados, como Robert De Niro. Vale a pena conferir!

Erin Brockovich – Uma mulher de talento

Já este longa de 2000 tem como protagonista a talentosa Julia Roberts, que deu vida à técnica jurídica e ativista ambiental Erin Brockovich. A profissional, mãe de 3 filhos pequenos, trabalha em um escritório de advocacia, mesmo sem ter cursado ensino superior. Ao descobrir que a água de uma cidade no deserto está contaminando os habitantes, convence seu chefe de que pode investigar o caso. Afinal, sua perseverança rende um processo de milhões de dólares contra a companhia responsável. 

Durante o percurso, Erin enfrenta preconceitos por ser mulher e até mesmo por sua forma de se vestir. Mas ela contorna os obstáculos e, com charme e irreverência, conquista um espaço profissional surpreendente. Confira uma frase desta história de vitória para se inspirar: “não importa quão forte é a tempestade que tenta tirar você da estrada, o importante é continuar indo em frente e nunca desistir.” 

Amelia

Em seguida, protagonizado por Hillary Swank, “Amelia” é baseado na história real da aviadora Amelia Earhart. A trama gira em torno de um feito histórico impressionante: Earhart revolucionou o protagonismo feminino ao se tornar a primeira mulher a atravessar o oceano Atlântico pilotando um avião! Com a sede pela liberdade nas veias, ela embarca em diversas aventuras com o marido George Putnam, interpretado por Richard Gere, e o piloto e grande amigo Gene Vidal (Ewan McGregor). 

Após muitas conquistas, Amelia decide dar o maior passo – ou voo – de sua carreira: dar a volta ao mundo sozinha em seu avião. Mas sem spoilers! Para saber o que acontece depois, você vai precisar assistir ao filme. De qualquer maneira, o longa é uma ótima história de superação para quem, assim como a aviadora, deseja alcançar a vitória fazendo o que ama. 

A Pele

Por fim, temos um longa que retrata de forma fictícia a vida de Diane Arbus, famosa fotógrafa do século XX. A homenagem é baseada na biografia da profissional, escrita por Patricia Bosworth, trazendo enredo e personagens inventados. No filme, Diane é assistente de seu marido, o fotógrafo de publicidade Alan Arbus, e passa o tempo cuidando das filhas. 

Ao conhecer o vizinho Lionel, que tem uma doença incurável, a mulher se interessa pelo universo de seres excêntricos, como anões e gêmeas siamesas. É o que os fãs de Diane observam na vida real em sua obra, conhecida por ser peculiar e retratar pessoas marginalizadas pela sociedade. Podemos conferir a independência e originalidade de Diane Arbus neste longa, mesmo que a história nunca tenha acontecido. Bacana, né?

Enfim, se você gostou desses filmes sobre mulheres empreendedoras na vida real, utilize-os como inspiração! Apostamos que, após assisti-los, você encontrará a força de que precisa para seguir em frente, rumo ao sucesso profissional e pessoal. 

Confira nosso blog para mais artigos construtivos sobre o empreendedorismo feminino.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.