Inteligência Emocional: o que é, e como desenvolvê-la

O conceito de inteligência emocional está relacionado às competências que permitem identificar sentimentos com mais facilidade. Desenvolver a disciplina no empreendedorismo é muito importante, mas outras habilidades são imprescindíveis para saber lidar com as situações cotidianas. Conhecer a si própria é a base de tudo. 

Quer ter mais autoconhecimento e construir uma carreira de sucesso? Bem, então você precisa entender como as suas emoções funcionam e de que forma controlá-las. O desenvolvimento de sua inteligência emocional pode abrir muitas portas e melhorar até mesmo a sua gestão. Desse modo, seu trabalho pode se tornar mais assertivo.

O que é Inteligência Emocional?

Para a psicologia, a inteligência emocional é um recurso que ajuda a otimizar relacionamentos interpessoais. Também auxilia o indivíduo a agir em momentos difíceis e tomar decisões eficazes. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida, contanto que o indivíduo esteja disposto a conhecer mais sobre os outros e descobrir suas próprias falhas. Desse modo, a IE busca o equilíbrio entre razão e emoção.

Como desenvolver a Inteligência Emocional

Principalmente em uma posição de liderança, é necessário lidar com diferentes modos de pensar. As pessoas são muito diversas e, é claro, desentendimentos podem surgir. Assim, para aprender a agir com cautela e se autoperceber, você deve desenvolver a Inteligência Emocional.

Uma das principais premissas da IE é controlar as emoções para evitar agir por impulso. Desse modo, confira algumas dicas para desenvolver a sua inteligência emocional:

Preste atenção em suas ações

Muitas vezes, achamos que o problema está no outro. Mas quase nunca olhamos para nossas próprias atitudes, não é mesmo? Tomar consciência de si é um passo fundamental para aprender a lidar com adversidades. Desse modo, a inteligência emocional propõe avaliar suas sensações e atividades para entender como elas impactam seu cotidiano. 

Observe as reações do seu corpo e da sua mente diante de situações rotineiras e comece a perceber os sentimentos desencadeados por elas. Assim, você poderá entender como lida com os acontecimentos e, aos poucos, buscar um maior equilíbrio.

Inteligência Emocional o que é, e como desenvolvê-la

Gerencie suas emoções

Como você já sabe, agir por impulso é muito comum em nossas relações. No entanto, esse é um hábito péssimo para quem deseja cultivar uma boa convivência, especialmente no ambiente de trabalho com as suas consultoras. 

O empreendedorismo exige muita inteligência emocional para lidar com prazos, demandas e trabalho em equipe. Por isso, uma líder deve saber como controlar suas emoções, já que atitudes impetuosas podem ser danosas. Além disso, agir por impulso pode levar a decisões ruins no calor do momento. Procure desenvolver o autocontrole por meio de exercícios de respiração, meditação e prática de atividades físicas.

Saiba lidar com críticas e notícias ruins

Todo mundo gosta de receber feedback positivo, não é verdade? Já as críticas negativas tendem a afetar nossa estabilidade emocional. Para internalizar críticas construtivas e construir uma carreira de sucesso, é necessário ter inteligência emocional. Novamente, surge a necessidade de gerenciar as emoções!

A IE não incentiva a supressão dos sentimentos, mas o equilíbrio de seu impacto. Assim, você precisa desenvolver a capacidade de enxergar as coisas de forma mais leve. Comece a perceber de que modo você lida com notícias ruins e emoções negativas para, então, aprimorar sua qualidade de vida, nos âmbitos pessoal e profissional.

Pratique a escuta ativa

Ao mesmo tempo em que uma líder sabe delegar, também consegue praticar a escuta ativa. A empatia é uma das características primordiais para o indivíduo que deseja ter uma boa inteligência emocional. Desse modo, você consegue lidar melhor com os obstáculos no cotidiano de trabalho e se comunicar melhor com as suas consultoras. Desenvolvendo esse tipo de habilidade, você potencializa suas emoções e as redireciona para otimizar resultados. Bacana, né? 

Make VantagensConclusão

O indivíduo que tem a IE bem desenvolvida lida melhor com emoções negativas e tem uma autopercepção aguçada. No mundo do empreendedorismo, quem não desenvolve a inteligência emocional tem dificuldades para delegar tarefas, lidar com colegas de trabalho e reconhecer as próprias falhas. Por isso, investir no conceito é fundamental para uma carreira de sucesso.

Se você deseja aprimorar a IE e desfrutar de seus benefícios, conheça o Make Mentoring. Esse é um treinamento em grupo que te ajuda a desenvolver sua carreira por meio do autoconhecimento e práticas de comunicação. Saiba mais aqui e se torna agora mesmo uma mulher independente.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.