Quando você pensa em mulheres empreendedoras? Quais os primeiros nomes que consegue lembrar?
Felizmente, o empreendedorismo feminismo tem alguns ótimos exemplos capazes de inspirar e tornar possível o sonho de qualquer mulher que deseja criar um negócio e possibilitar que cada vez mais tenhamos mulheres à frente de empresas, organizações e negócios de sucesso.
Nesse artigo, a gente apresenta 6 mulheres empreendedoras para se inspirar e aprender sobre suas histórias, suas conquistas, persistência e competência para conquistarem o mercado.
6 mulheres empreendedoras para se inspirar
1. Luiza Helena Trajano
Certamente, um dos nomes mais importantes do empreendedorismo brasileiro atualmente, Luiza Helena Trajano é responsável por comandar uma das maiores organizações brasileiras de comércio e varejo, o Magazine Luiza.
Além do sucesso da empresa no mercado de atuação e no mercado de capitais, visto que as ações do Magazine Luiza são sempre lembradas como bons investimentos, Luiza ainda ganha destaque por sua liderança, focada nas pessoas e nos valores da empresa.
2. Zica Assis
Um dos principais nomes do mercado de beleza, Zica Assis começou sua trajetória como empreendedora quando reconheceu um problema que ela mesmo enfrentava: não encontrava produtos de qualidade para seus cabelos.
A partir dessa dor, buscou conhecimento e encontrou uma fórmula que realmente funcionava. Com isso, decidiu levar o produto para outras mulheres que passavam pela mesma situação.
Com isso, a empreendedora fundou o Instituto Beleza Natural, organização que, além de salão de beleza, desenvolve seus produtos. A rede já chegou a contar com mais de 40 filiais em todo Brasil, sucesso que fez com que Zica Assis figurasse na lista das 10 empreendedoras mais importantes do país segundo a Forbes.
3. Mônica Hauck
Partindo para área da Tecnologia, Mônica Hauck é o nome responsável por uma das principais empresas desse setor do Brasil: a Sólides Tecnologia. Referência em software para Recursos Humanos, a empresa já recebeu aporte de US$ 3,5 milhões e é sem dúvidas umas das pioneiras na utilização de inovação para processos de Recrutamento e Seleção e outras atividades do RH.
Mônica Hauck é fundadora e CEO da organização, com atuação muito marcada para área de inovação, fato que fez a mineira ganhar o Prêmio Mulheres Notáveis, categoria tecnologia.
4. Marina Silva
Marina Silva, ou Nina Silva como é conhecida em suas Mídias Sociais, é escritora, mentora e criadora do Movimento Black Money. Definido como um Hub de inovação que atua visando a inserção e a autonomia da comunidade negra na era digital junto a transformação do ecossistema empreendedor negro.
Nina Silva é destaque no setor de Tecnologia da Informação e esteve presente na lista feita pela ONU e pela instituição internacional MIPAD (Most Influential People of African Descent) que apresenta os cem afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos. Além disso, em 2019, esteve presente na lista de 20 mulheres mais poderosas do Brasil, realizada pela Forbes.
5. Chieko Aoki
Chieko Aoki é outra mulher empreendedora que já figurou na lista das empresárias mais influentes do Brasil. Chieko Aoki é CEO e fundadora de uma das principais redes hoteleiras do Brasil, a Blue Tree Hotels.
Depois de muitos anos trabalhando em grandes redes hoteleiras do mundo, em 1997, Chieko começou sua trajetória como empreendedora e inaugurou seu primeiro hotel. Desde então, devido à liderança impecável de Chieko, a rede se tornou uma das mais prestigiadas do país, acumulando mais de 20 unidades em diversas cidades brasileiras.
6. Cecilia Prado
A empreendedora é a principal responsável pelo sucesso da marca de roupas que leva o seu nome. Atualmente, suas roupas são vendidas em mais de 20 países, espalhadas em países de todo o mundo.
A estilista e empreendedora mineira nasceu em Jacutinga, cidade localizada no interior de Minas Gerais. Cecília transformou o negócio familiar em uma marca reconhecida internacionalmente, unindo capacidade de gerenciar o negócio com tecnologia, inovação e artesanato.
Essas são apenas 6 mulheres empreendedoras para se inspirar. Porém, se olharmos o mercado é possível encontrarmos exemplos em quase todas áreas de atuação, assim, percebemos que, nós mulheres, estamos cada vez mais à frente de negócios de sucesso e de iniciativas que vão alcançar destaque em seus mercados.
Gostou desse conteúdo sobre essas 6 mulheres empreendedoras? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse, além de dicas para ter uma carreira de sucesso.